quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Crescimento das Microcervejarias

Segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), existem hoje cerca de 200 microcervejarias em atividade no País. Elas representam 0,15 % do mercado de cervejas no Brasil. Há uma expectativa de que este número passe de 200 para 2.500 em 20 anos. Essa confiança no crescimento se deve ao fato de os potenciais consumidores deste mercado serem jovens.

A cultura está mudando, o público quer consumir algo que possua qualidade e características diferenciadas. Acredito que para isso o preço das cervejas especiais também precisará ser mais acessível, caso isto não ocorra, ficará restrita a uma fatia da população mais privilegiada  ou a alguns momentos de confraternização.

Além das microcervejarias, há empreendedores atuando nos mais diversos segmentos deste mercado: bares que comercializam cervejas especiais, importação e fabricação de copos e taças.

No Brasil, já temos ótimos exemplos de microcervejarias que deram certo e há um caminho a seguir para quem está entrando neste mercado agora. Qualidade, comunicação na embalagem e portfólio de produtos diversificado fazem com que algumas se destaquem.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário